PIAZZI, Pierluigi. Inteligência em Concursos - Manual de Instruções do Cérebro para Concurseiros e Estudantes, Goyo, 2015
Destaque importante: urge salientar que o objetivo desta publicação busca reunir a opinião do autor e debruçar sobre sua obra. O intuito é sintetizá-la.
Preliminarmente, torne-se autodidata (transforme o aluno em estudante). Isso mesmo, o autor bate na tecla de que nós fomos e somos vítimas de sistemas de ensino que deixam muito a desejar. É meio que aquela famosa frase: "quem faz a escola é o aluno" seja verdadeira, em certa medida, haja vista a necessidade de se tornar estudante!!
Quem tem mais chance é aquele que se torna mais inteligente, ora, quase que óbvio, mas leia novamente o início deste parágrafo... Jogue fora velhos conceitos, dê uma sacudida na vida, busque um novo equilíbrio e quando isso ocorrer haverá um choque entrópico, ou seja, quando as coisas começarem a pender para lá e para cá, se esforce para que obtenha o equilíbrio novamente, porém agora em patamares mais elevados que o anterior.
Este equilíbrio estará em jogo se você estiver sendo submetido à provas, exames ou concursos. Lembra da frase: "entre trancos e barrancos"? Pois bem... Passe este problema e resolva-o, ou quando ele retornar, você passará novamente pelos nervosismos. Acabo de recordar de outra frase: "isso só acontece comigo", está vendo? Você não achou a solução ainda, e continuará assim, perdendo sempre...
O aluno assiste a aula, e obtêm dela a compreensão.
O estudante estuda solitário e ativamente, gerando dela aprendizado.
A diferença entre ambos é que, tornar-se um estudante exige um desenvolvimento de autodidatismo. Portanto, realize atividades que você deva aprendê-las: como tocar violão, dando o melhor de si nas aulas de violão, para que toda aquela energia depositada no instrumento, após longas horas de estudo, você consiga recarregar-se usufruindo daquilo que fez com tanto carinho.
Ocorre que, além de desenvolver o autodidatismo, você também terá sua fonte de energia, para saciar-se oportunamente.
Observação: ninguém estuda se não estiver escrevendo, por exemplo, este texto não esta sendo escrito (ele está sendo digitado), e portanto, seria péssimo classificá-lo como "aprendizado", uma vez que, assim como o livro nos trás, partes do cérebro não são ativas quando digitamos letras no teclado... Use o lápis! Não digite!
Ler não é estudar! Estudar é escrever!
Pronto! Tudo ficou sintetizado em poucas linhas no final, saiba que o presente fichamento foi retirado de anotações em caneta, note que o próprio raciocínio fala por si.
Bem no início deste fichamento foi dito "(...) aquele que se torna mais inteligente (...)", pois bem, só fica inteligente aquele que lê muito por divertimento! Isso mesmo (não é ler muito) é ler por divertimento!! Ler é fonte de prazer. Comece por qualquer texto que agrade, mude também o gênero assim que finalizá-lo.
Outra grande observação: leia o texto impresso! Aquele digital não dará a mesma atenção... Falo besteira? Foi o próprio neurocientista quem disse... Embora não tenha sido feliz esta colocação neste mundo digital, no final deste fichamento terá mais algumas informações para acrescentar, porém, no texto o prof. Pier trás conceitos químicos que acontecem com as partículas. Não irei me intrometer neste assunto, à nós só cabe a análise sintática.
Detalhe muito engraçado, nós não gravamos números ou textos em si, por exemplo, quanto é 6x6? 36! Sim, mas acha mesmo que o número 36 esta gravado em nossa cabeça? Não, o que está diz o autor, são os estímulos, ele armazenou o "caminho", logo, é comum as pessoas repetirem "quanto é 6x6?...36!", pois elas estariam estimulando e percorrendo o caminho para chegar à resposta.
Portanto, aprenda a criar novos caminhos neurais! Faça vínculos com outros assuntos, não é à toa que uma música que cante a matéria fixa bem melhor que uma leitura seca. São os dois hemisférios do cérebro trabalhando simultaneamente... falaremos sobre isso mais tarde!
Ufa, chegamos por volta das fls. 34! Estamos indo bem, vamos complicar o fichamento com técnicas específicas.
Questiono: você estuda para a prova de qual maneira: no dia anterior antes de ir dormir ou levanta mais cedo?
Sabendo da sua resposta, veja se você estuda correto por si mesmo, irei discorrer sobre a obra do autor com suas opiniões abaixo.
Como não conseguimos trocar o pneu do carro em movimento, o mesmo ocorre com o cérebro, ele exige um tempo para consolidar a informação para passar ela da memória temporária para permanente.
Como isso ocorre? Diz o prof. Piazzi:
A reconfiguração só acontece no sono. As redes neurais criadas são muito pequenas em relação à tudo que foi aprendido.
Logo, o ciclo de aprendizagem vai de sono à sono!
Nunca estude para passar no concurso, estude para aprender para sempre!
Não adianta estudar 14 horas por dia por 6 meses que equivalem à 2.520 horas. Isso é pura agressão cerebral!! Violência pura!!
Converta as mesmas 2.520 horas de estudo em 2 ou 3 horas diárias durante 3 anos que terá melhor proveito! Esta é a pequena ENORME vantagem de estudar pouco, mas todo o dia!
2 ou 3 horas de estudo cumuladas com 8 horas de sono trazem 3 consequências: obter informação + estudar para aprender + dormir para fixar.
Peloamordedeus, não use marca texto ou sublinhe... ESCREVA o ponto importante. Delimite o assunto, reuna os materiais, imprima-os. Escreva nas laterais.
Deixe de ser estudante e torne-se professor. Deixe de ser leitor e vire autor. Deixe de aprender e comece a ensinar. 3 dicas valiosas.
Utilize pseudocolas, ou seja, desenhos, pois "acendem" mais ligações no cérebro (lembre que mencionei acima!). Quanto mais idiota ou surrealista melhor!
Não sabe o que é importante no assunto? Faça de conta que irá preparar uma cola... O que não pode faltar e que seja sucinto?
As redes neurais criam ramificações, mas se esgotam rapidamente (em torno de 30 minutos de uso constante), portanto, deve haver pausa de 10 minutos para novas ramificações surgirem.
Entender (assistir aula) só aproxima o assunto da memória fixa, para montar o quebra cabeças, deve-se aprender (estudar) cumulado com o sono para fixar para sempre.
Portanto:
1) obtenha a informação e entenda onde se encaixa no seu cérebro.
2) estude solitariamente para encaixar a peça (30 min x 10 min)
3) boa noite de sono (8 hrs) para fixar a peça
4) repita diariamente.
Se não rever o estudado, outra informação tomará o lugar daquela outra informação. Para que isso não ocorra deve se fazer a revisão, voltando aos 100% de conteúdo obtido com muito suor.
Faça programações de rápidas e frequentes revisões das matérias estudadas.
Chegamos nas fls. 90! Foi muito conteúdo visto até aqui! Não deixe de ver com mais calma...
Exame não é igual Concurso.
Exame quer que o bem preparado tire nota 10.
Concurso exige a separação do bem do excelentemente preparado.
Isso mesmo, haverá uma comparação entre eles. O concurso quer saber quem é o melhor ou pior do outro concorrente.
Há obrigação de passar? No exame sim, mas no concurso não, por ser fator externo a competição entre outros.
Fator tempo. Gerencie-o. É um erro achar que tirará nota 10, certamente ficará nervoso.
"Deu branco". Saiba que você deve resolver o maior número de questões, o máximo possível (e não tudo!). Um concurso bem elaborado não terá tempo suficiente para resolver sua integralidade. Tenha agilidade mental, raciocínio e criatividade.
Nosso cérebro tem o gênio e o burro. Geralmente o burro grita e o gênio sussurra. Logo, ao se deparar no "não sei fazer", tente escutar o gênio... Não faltaram oportunidades do burro ainda desconsiderar a alternativa correta e você se encontrar na encruzilhada de tentar achar a menos errada das 2 alternativas erradas restantes.
Agora vem uma boa dica!
Como fazer uma prova:
1) Objetiva:
Primeiro reconheça o terreno, utilize 5 minutos para planejar o ataque! Deixe o gênio ir resolvendo as questões enquanto vai lendo as seguintes.
Segundo pegue as varetas, ou seja, se não sei = pulo, se sei mas demora resolver = deixo para depois, se sei e faço de imediato = faço na hora! (logo procure as questões fáceis).
Terceiro realize marcações das questões "seifazermasdemora" com rostinhos. Descubra as alternativas erradas e elimine as absurdas. ANTES DE CHUTAR pule a questão e siga adiante... VOLTE DEPOIS.
Quarto é o chute inteligente, que é estou entre 2 alternativas, para chutar concentre-se na questão e chute OLHANDO (e não marcando direto no gabarito), esvazie seu cérebro e marque. Escute o gênio e NÃO TROQUE A ALTERNATIVA MARCADA.
2) Discursiva:
Nunca deixe em branco. Há como chutar, tente ver o nome/ relação/ tempo/ lugar... A sorte favorece os audazes!
Mais da metade do livro feito! Que beleza! Estamos indo bem!!
Atenção: Não existe "curso de leitura dinâmica" capaz de resolver a babaquice de quem o procura. A leitura rápida se obtêm na leitura de muito material. Nosso cérebro se basta com a pirmiera ltrea e útmlia ltera no lgaur crteo. (viu?)
Atenção 2: sempre pense "... se eu fosse o autor ..." O que teria feito propositalmente? O que eu queria questionar? O que ele quer como resposta?
O domínio da língua escrita se da com MUITA leitura.
Para evitar desvios no entendimento de linguagem falada, ouse imaginar!
Use a imaginação e aprenda a desenhar com a cabeça! Poupe tempo!
Resolva os problemas por imagens e não por equações.
Desenvolva o mecanismo ideogramático, torne-se um ávido leitor.
Não seja bitolado, use o cérebro!
Faça ginástica mental um pouco todo dia. Agilidade na leitura, imagine!
No concurso, é proposital o tempo escasso. O excelente resolve 70% da prova e o bom 65%.
Para treinar agilidade mental, abstenha de formas de diversão que entopem o cérebro (por exemplo, imagens prontas = TV). Esconda esta preguiça mental!!
Há possibilidade de ler e ouvir música, mas ela não pode ser em idioma conhecido pois interfere no input (ler e tentar decodificar).
Fato 1 - quanto mais núcleos utiliza-se durante o estudo, maior a chance de gravar no sono
Fato 2 - escrever a mão ativa mais núcleos que digitar. Ler no papel ativa mais núcleo que ler na tela.
Termina o autor: TV deve ser eliminada! Tenha maiores envolvimentos com leitura de livros. Deixe de ser semi analfabeto e leia nas horas vagas livros.
Espero que este fichamento traga luz nos seus dias. Até breve!
SEGUEM 8 ENSINAMENTOS DE PIERLUIGI PIAZZI:
1° Ensinamento: Não desista de aprender diante das dificuldades.
A melhor maneira para se manter firme diante das dificuldade de aprender é ter objetivos e motivos bem definidos.
2° Ensinamento: Você aprende aos poucos.
O conhecimento e a inteligência são construídos aos poucos, todos os dias.
3° Ensinamento: Estude menos e aprenda mais.
Estude durante 30 minutos (ou mais) e faça 10 minutos de intervalo (no máximo 20 minutos).
4° Ensinamento: Na aula você não aprende, você entende.
Pegue o material da aula e revise, escreva, releia.
5° Ensinamento: Aprenda a estudar sozinho.
Para desenvolver o autodidatismo inteligente: exerça um hobbie.
6° Ensinamento: Desenvolva o aprendizado ativo.
Ao estudar: tente incluir os outros sentidos como tato (escrita), audição (leitura). Sempre com lápis nas mãos.
7° Ensinamento: Desenvolva o gosto pela leitura.
Faça o seguinte, pegue seu livro e tenha uma meta diária que pode ser 10 minutos de leitura ou 10 páginas por dia.
8° Ensinamento: Aula dada é aula estudada! (no mesmo dia)
Espero que este fichamento traga luz nos seus dias. Até breve!
SEGUEM 8 ENSINAMENTOS DE PIERLUIGI PIAZZI:
1° Ensinamento: Não desista de aprender diante das dificuldades.
A melhor maneira para se manter firme diante das dificuldade de aprender é ter objetivos e motivos bem definidos.
2° Ensinamento: Você aprende aos poucos.
O conhecimento e a inteligência são construídos aos poucos, todos os dias.
3° Ensinamento: Estude menos e aprenda mais.
Estude durante 30 minutos (ou mais) e faça 10 minutos de intervalo (no máximo 20 minutos).
4° Ensinamento: Na aula você não aprende, você entende.
Pegue o material da aula e revise, escreva, releia.
5° Ensinamento: Aprenda a estudar sozinho.
Para desenvolver o autodidatismo inteligente: exerça um hobbie.
6° Ensinamento: Desenvolva o aprendizado ativo.
Ao estudar: tente incluir os outros sentidos como tato (escrita), audição (leitura). Sempre com lápis nas mãos.
7° Ensinamento: Desenvolva o gosto pela leitura.
Faça o seguinte, pegue seu livro e tenha uma meta diária que pode ser 10 minutos de leitura ou 10 páginas por dia.
8° Ensinamento: Aula dada é aula estudada! (no mesmo dia)
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(Anderson Kaspechacki)
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